Cases de Sucesso

Branding e análise competitiva em pontos de vendas

Cliente

Cervejaria brasileira de grande porte atuante no mercado desde 2008.

Problema

Processo de coleta de dados nos pontos de venda feito de forma manual com baixa confiabilidade e esforço do seu time de campo, gerando dificuldade na analise de posicionamento da marca e competitividade de preço de seus produtos.

A solução KPEyes

Desenvolvimento de uma solução mobile automatizada com funcionalidade GED (Gestão de Documentos), composto por uma galeria de fotos, coleta de dados e indicadores de geolocalização, disponibilizada as equipes de campo assegurando maior confiabilidade em todo o processo. Esses dados coletados de maneira sincronizada e integrada com a plataforma KPEyes em nuvem permite uma série de analises para pesquisa de mercado, e registros dos preços de revenda com diferentes níveis de abrangência geográfica permitindo a aplicação de planos de ação adequados ao branding e competitividade da marca.

Antes
  • Processo manual de coleta de dados com pouca confiabilidade e baixa aderência da equipe nos procedimentos.

  • Dificuldade da abrangência geográfica e limitações na obtenção de dados.

  • Analises efetuadas com dificuldade e pouca confiabilidade gerando imprevisibilidade dos preços.

  • Falta de visibilidade para elaboração de planos de ação adequados e em tempo hábil.

Depois
  • Automação do processo de coleta de dados com uma solução mobile permitindo maior efetividade no trabalho.

  • Visibilidade total através de funções de geolocalização disponibilizadas na solução.

  • Gestão em tempo real com fotos e dados coletados em campo via aplicação sincronizados na plataforma KPEyes facilitando as analises.

  • Analise de desvios e planos de ação elaborados de maneira efetiva.

Gestão da força

de trabalho

Cliente

Holding do setor de varejo Fast-food. Maior franquia do mundo em termos de vendas e número de todo o sistema de restaurantes.

Problema

O cliente possuía grandes desafios na área de Gestão de RH pelas características intrínsecas a seu negócio e passava por dificuldades em provisionar mão-de-obra nos casos de ausências e faltas não justificadas (Absenteísmo)

Problemas em controlar e acompanhar contratações, treinamentos, afastamentos, controle de ponto e demissões de funcionários em diferentes níveis de abrangência (geral ou por restaurante).

Necessidade de identificar o nível de diversidade de colaboradores dentro das lanchonetes a fim de elaborar planos para novas contratações.

A solução KPEyes

Para um maior controle sobre a taxa de absenteísmo da empresa, foi desenvolvido uma solução automatizada para registrar faltas e ausências, possuindo mecanismos para identificar ou sinalizar treinamentos, opcionais ou obrigatórios.

A solução é integrada diretamente na plataforma em nuvem KPEyes onde é trabalhado de forma a corrigir erros e duplicidade de informação, disponibilizando maneiras para investigar e controlar as principais causas de ausências não justificadas por meio de Dashboards intuitivos com diferentes níveis de abrangência geográfica apresentando indicadores e fatores críticos de sucesso pertinentes a área.

Para fins de reporte, foi desenvolvido uma apresentação executiva automatizada (infográficos), ligada aos resultados dos indicadores de forma a poupar tempo na elaboração de informação para o sistema gerencial.

Antes
  • Dificuldade de gestão da força de trabalho.

  • Dificuldade no provisionamento de horas extras.

  • Baixa eficiência no levantamento de custos relativos ao absenteísmo.

  • Exposição e não conformidades em auditorias.

Depois
  • Agilidade na reposição de funcionários e no controle do uso de insumos e matéria-prima.

  • Provisionamento 100% compatível ao número de horas extras trabalhadas.

  • Gestão em tempo real de faltas e ausências, treinamentos, contratações e desligamentos.

  • Eficácia em atender atuações de auditorias

Gestão de turno

Cliente

Holding do setor de varejo Fast-food. Maior franquia do mundo em termos de vendas e número de todo o sistema de restaurantes.

Problema

Preenchimento manual de toda a programação do dia e dificuldade de distribuição de responsáveis.

Problemas no controle e acompanhamento de vendas e ticket médio dos restaurantes e quiosques de hora em hora não possuindo informações para realizar planos de ação.

Dificuldade na resolução de Checklists diários para garantir que todo o estabelecimento está em conformidade para funcionamento.

Dificuldade no provisionamento de mão-de-obra diante aos turnos de operação.

A solução KPEyes

A solução implementada foi a criação de uma ferramenta de gerenciamento das vendas e checklists para medir conformidades relativos as áreas dos restaurantes, quiosques, pontos drive-thru entre outros, disponibilizados em uma plataforma de acesso web e mobile.

Em relação a comercialização dos produtos, é disponibilizado o controle hora a hora dos produtos vendidos, considerando projeção das metas e novas projeções ao longo do dia, comparando os valores reais aos valores planejados e apontando planos de ação para o impulsionamento da vendas.

Como forma de mensurar resultados, foi criado um dashboard para visualização dos indicadores em nível geral e especifico de um restaurante. 

Antes
  • Imprecisão da rotina diária e controle de vendas

  • Baixa efetividade na provisão de mão de obra e gerenciamento de turnos

  • Pouca aderência dos planos de ação com os diversos problemas.

Depois
  • Lançamento de atualização das lojas instantaneamente, extinguindo tempo de preenchimento de planilhas entre gestores.

  • Otimização do tempo da equipe.

  • Controle efetivo das rotas e treinamentos.

  • Atualização de Gc hora a hora.

  • Utilização de Checklist.

  • Controle do plano de chão.

EPI Biometric Manager

Cliente

5° maior grupo de energia elétrica do Brasil, controlando 11 distribuidoras em 11 estados oferecendo energia com mais de 862 municípios.

Problema

O processo de entrega de EPI’s aos colaboradores nas unidades de negócio ou pólos eram feitas de forma manual, não sendo gerida de forma eficiente e passiva de erros de preenchimento.

Assim, tal imprecisão acarretava em um provisionamento de compra ineficaz dos EPIs, adquirindo em excesso, contribuindo para um estoque parado e fora do prazo de validade.

A solução KPEyes

Inicialmente foram elaborados formulários web para cadastro de EPIs bem como solicitação dos mesmos.

Em seguida, no processo de entrega de EPIs, todos os polos receberam um aparelho biométrico para registro de retirada do estoque, condicionando normas para o processo como um todo.

Alem disso, todas as informações provenientes dos aparelhos foram integradas com o sistema da empresa, por meio de um web-service.

E para a apresentação dos resultados gerais ou especifico de cada polo, foi desenvolvido um dashboard KPEyes para a visualização de indicadores e metas estratégicas

Antes
  • Baixa efetividade no provisionamento de EPIs para os funcionários

  • Preenchimento manual de todo o processo, sujeitando-se a erros.

  • Estoque com alta porcentagem de produtos vencidos.

  • Alto número de multas relativas a auditorias voltadas a saúde e segurança organizacional, gerando grande custo para a empresa.

Depois
  • Processo de cadastro, registro e entrega de EPIs totalmente automatizado.

  • Melhor provisionamento na compra de estoques

  • Analise e gestão de indicadores em tempo real. respeitando os objetivos e metas estratégicas do grupo.

  • Saving de aproximadamente 87,5% em multas e não conformidades.

 

SHE

Cliente

Projeto realizado com cliente do setor de Fast-Food, uma das maiores franquias do mundo em termos de vendas e número de todo o sistema de restaurantes.

Problema

Auditoria, acidentes, treinamentos, proteção contra incêndio, gestão de EPIs e EPCs.

Falta de controle da documentação e não conformidades relacionadas a auditorias internas e externas.

Ausência de investigação de acidentes, colocando em evidência as principais atividades de risco, tipo e origem da ocorrência.

Falta de treinamentos, controle do uso de extintores e distribuição de EPIs e EPCs.

A solução KPEyes

Integração entre o sistema administrativo do cliente e planilhas do setor de SESMT junto a solução KPEyes.

Criação e disponibilização de formulários web e mobile para registro de treinamentos, ocorrências de acidentes, uso e reposição de extintores e solicitação de equipamentos individuais e coletivos.

Criação de Dashboards para a visualização e gestão dos indicadores do setor associado aos formulários.

Criação do "Modo Apresentação", uma apresentação automatizada para a apreciação dos resultados.

Distribuição ilimitada de acessos da solução KPEyes nos níveis hierárquicos da organização.

Antes
  • Descontrole no registro de treinamento e acidentes.

  • Uso inadequado de extintores.

  • Significativo número de não-conformidades.

Depois
  • Registro e comunicação de acidentes em tempo real.

  • Treinamentos periódicos focados no uso correto dos extintores

  • Grande redução no número de não conformidades em auditorias internas e externas.

Entre em contato para conhecer mais cases e saber

mais do nosso trabalho.

Vamos conversar?

Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho ou tirar alguma dúvida, nos mande um e-mail ou preencha o formulário abaixo, entraremos em contato o mais rápido possível. 

Indaiatuba - SP
InovaBra  Habitat - São Paulo - SP
Linkedin KPEyes
WhatsApp KPEyes